Testagem na Praça Adami detectou 39 pessoas infectadas pela Covid-19

testagem revela índice altíssimo de contaminados
Ascom/Pedro Augusto

Trinta e nove pessoas testaram com o vírus ativo da Covid-19 na ação desenvolvida na Praça Adami, centro de Itabuna, pelo Departamento de Vigilância da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde na quinta-feira, dia 4. Dos 707 testes realizados, 141 testaram positivo, sendo que destes, os 39 apresentaram anticorpos IgM, ou seja, estão com o vírus ativo.

Outras 58 pessoas já tiveram a doença e apresentavam anticorpos IgG) , mas o vírus ainda está reagente, e 44 (IgM + IgG), ou seja, já tiveram a doença e não a transmitem mais.

A Diretora do Departamento de Vigilância da Saúde, Maristella Antunes, explica que a ideia inicial da Secretaria Municipal de Saúde era fazer o teste em comerciantes e funcionários. Mas, diante da grande demanda foi ampliado para os consumidores que transitavam pelo entorno da praça.

“Os trabalhadores que testaram positivo, foram afastados do trabalho, via Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest)”, completa Maristella Antunes. Ela destaca que nas ações de testagem também são mobilizados profissionais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, além de outras unidades da Secretaria Municipal da Saúde.

A próxima testagem será realizada na próxima semana no Bairro Santo Antônio em data ainda a ser divulgada.

Para saber se o paciente já teve contato com a Covid-19, a indicação é o teste rápido de Anticorpos IgM e IgG, que detecta a presença ou não de anticorpos no organismo, ou seja, se teve contato recente com o vírus (IgM) ou se já teve a doença (IgG).

A testagem é indicada para pacientes a partir do 8º dia de sintomas e o resultado sai em 15 minutos. Mas é importante que as pessoas não se descuidem, use sempre máscara facial, álcool gel 70%, pratiquem o distanciamento social e façam a higiene das mãos com água e sabão várias vezes ao longo do dia.